Hasteamento, Inauguração, Missa Solene e Desfile Cívico no Dia 15 de Setembro em Baixio

Na manhã desse domingo (15) dia em que Baixio comemora 63 anos de emancipação política do município participaram da solenidade de hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal o Exmº. Sr. Prefeito Municipal, José Humberto Moura Ramalho, a Exmª. Sraª. Vice-Prefeita Vanja Cristina Lisboa Ferreira Andrade, Vereadores, Vereadoras, Secretários e Secretárias e comunidade em geral, oportunidade em que foi assinado pelo Sr. Prefeito o decreto que alude o nome do ex prefeito Erverson Trigueiro dos Santos à galeria dos ex-prefeitos de Baixio, também nessa oportunidade aconteceu a inauguração das novas instalações da Sede da Prefeitura Municipal que passou por reforma nas instalações internas.

Após a visitação pelas autoridades e comunidade presentes, foi servido na Secretaria de Educação do Município um café da manhã, em seguida se dirigiram à Igreja Matriz de São Francisco das Chagas para participarem da celebração da Missa Solene as 10h00min presidida pelo Rvmº. Pe. Reginaldo Pedro.

Celebrando 63 anos de liberdade e independência, a educação do município de Baixio através das escolas municipais Antônio Alves de Farias, Cel Humberto Bezerra, Joaquim Ferreira, Vicente Ferreira Parnaíba e a Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Horácio Teixeira apresentaram seu desfile cívico aludindo a sua homenagem a Baixio.

Conduzida pela Banda Municipal Zé de Bento, a Escola Estadual de Ensino Medio Monsenhor Horácio Teixeira, trouxe em seu desfile ações do Projeto A MINHA ESCOLA É DA COMUNIDADE, projeto que foi contemplado por dois anos consecutivos nos anos de 2018 e 2019, apresentadas em quatro eixos ARTE E CULTURA, PERMACULTURA E MEIO AMBIENTE, ESPORTE E MEMÓRIA.

O pelotão do eixo ARTE E CULTURA, trouxe uma homenagem ao artista da nossa comunidade, Seu CHICO DA RABECA, representando sua alegria musical e perseverança.

O Eixo MEIO AMBIENTE foi destacado o trabalho com a Permacultura no espaço escolar, segundo a escola, técnica necessária para a promoção da sustentabilidade e promoção da proteção ao meio ambiente, representado pelas flores e floristas.

No Esporte e Cultural, mostrou o trabalho que vem desempenhando o desenvolvimento física e intelectual através do esporte e destaca o CLUBE DO XADREZ, ação aberta a toda comunidade que deseje participar e trouxe como destaque a Medalha de Prata dos Jogos Escolares do Estado do Ceará, a aluna Stéfane Lima que representou a CREDE 17, em sua categoria

O eixo Memória a destaque do pelotão veio vestida de branco e preto, como demonstração do trabalho do projeto em que a escola de pesquisa a origem e formação do município, através dos professores da área de Humanas. Foram trazidos nesse pelotão a simbolização dos elementos que marcaram nossa história, O algodão, nosso ouro branco, retratado no Hino do Município e a implantação da linha férrea, elementos que estão intimamente ligados a economia e ao progresso da nossa gente que contribuíram para a formação dessa cidade e desse município.

Concluindo a Escola trouxe o pelotão que sintetiza todas as ações escolares e que denominaram de Exército do conhecimento. Jovens que dentro da sua maturidade e diante da situação política do país fizeram sua homenagem aos baixienses e brasileiros de um modo geral que acreditam que um país se faz com homens e livros, que a arma mais poderosa é o lápis que é capaz de mudar a vida e proporcionar a cidadania. Nesse pelotão está a luta pela justiça social, pela paz, pelos direitos constitucionais, por uma educação para todos e pela nossa Amazônia.

E a Escola encerra seu desfile trazendo todos os seus professores, funcionários, alunos, agradecendo a oportunidade de mostrar um pouco do seu trabalho, da sua motivação e da sua contribuição para a educação do povo baixiense.

Em seguida a Escola Municipal Vicente Ferreira Parnaiba, trouxe como tema Meio Ambiente e Cidadania revelando como a relação do homem com a natureza desperta para o responsável, belo, sustentável e sobretudo estimula o exercício da cidadania, buscando formas para preservar o meio ambiente, vislumbrando os gestos de:

Reciclar para salvar o Meio ambiente; reciclar para aprender brincando; Consumo Verde, produtos que agridem ou não a natureza e Coleta seletiva.

A Banda Marcial Expedito Rosendo Santana da Cidade de Triunfo – PB, puxa a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Alves de Farias, que traz o tema Baixio é nota 10 da Educação. E a escola inicia fazendo a seguinte referência: Nós somos quatro corpos imbuídos de um só propósito: sermos protagonistas de nós mesmos e de nossa história. Nossa persona assim nos desenha: Somo o Brasil da bravura; Somos o Estado da Experiência; Somos o Município da maturidade; Somos Escola da Excelência.

O 1º. Pelotão diz que só quem alcança nota 10 sabe bem que é a si mesmo. A principal bailarina vestia a cor da glória, o dourado, matiz dada apenas aos campeões, aos que sobem o primeiro lugar no pódio.

Tetra campeã, a Escola conquistou Nota 10 por quatro anos consecutivos e exibe seus troféus conquistados nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018.

As bailarinas vestidas nas cores vermelha e preto, traz a simbologia de que o futuro sempre será escuro e impensável, mas o vermelho pungente do nosso sangue foi capaz de nos trazer até aqui e certamente nos credencia a chegar no futuro.

Ainda na segunda ala as bailarinas vestidas nas cores da bandeira, apresentaram movimentos artísticos e dança e ecoaram gritos de felicitações pelos 63 anos de emancipação política do município.

A terceira ala do desfile fez menção a agricultura familiar, ao mesmo tempo que parabeniza a todos os agricultores que fazem parte do programa pelos produtos de qualidade que tão bem vem nutrindo os alunos e alunas da referida escola.

A Antônio Alves de Farias, encerra sua participação no desfile do 15 de setembro, com os detentores e detentoras da evolução, do aprimoramento e do sucesso, os alunos, formadores, professores, coordenação, secretária escolar, direção e todos seus servidores, referenciando as duas pilastras centrais, aqueles que dão suporte a tantos avanços e conquistas. E nesta hora a Escola homenageia a Secretária Municipal de Educação, Sra. Ana Paula Ferreira de Farias Quaresma e a S. Ex.ª. o Prefeito Municipal José Humberto Moura Ramalho e se despede parabenizando a todos os baixienses.

Depois foi a fez a Escola Joaquim Ferreira do Sítio Jurema, que faz a homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, com o Tema A Música do rei é arte, apresentando a cultura e regionalidade através das músicas Ave Maria Sertaneja e Asa Branca e ainda apresenta o Projeto que vem sendo trabalho cujo tema é Plantando sementes, colhendo cidadãos.

Por fim a Banda Marcial José Alencar da cidade de Uiraúna – Pb. trouxe a Escola Municipal Coronel Humberto Bezerra, que contou o marco da histórico de pioneirismo do Estado do Ceará na libertação dos escravos no Brasil, quatro anos da assinatura da lei Aurea, cujo tema foi CEARÁ, AQUI COMEÇOU A LIBERDADE.

A Escola conta ainda sobre a chegada dos holandeses, sob o comando de Pero Coelho de Souza, da construção do Forte de São Sebastião, do trabalho escravo, da Greve dos jangadeiros liderada por Chico de Matilde, o popular Dragão do Mar, que se recusaram a transportar do Porto de Fortaleza para os navios negreiros, escravos que seriam vendidos para outras províncias, foi com a paralização do tráfico por alguns dias que fora impulsionada a abolição da escravatura no Ceará.

E Escola Humberto Bezerra também destacou a Sereia do Mar; a sociedade libertadora cearense fundada em 1881, os primeiros abolicionistas do Ceará, relatou sobre o fechamento do Porto de Fortaleza, pelo revolucionário mulato de Canoa Quebrada, como era também conhecido Dragão do Mar, para que fosse impedido o embarque dos escravos para outras províncias.

Por fim a Escola veio com o Projeto do Festival Estudantil Temático de Trânsito – FETRAN, que é uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal, cujo lema é transformando atitudes para salvar vidas, este pelotão foi acompanhado pela viatura da PRF.

O Grupo de Escoteiros São Francisco também quis homenagear Baixio, participando do desfile neste 15 de setembro de 2019.

A exemplo das Escolas e dos Escoteiros a Igreja Assembleia de Deus fez sua homenagem, contando a história de sua chegada a esse município.

Culminando o desfile de homenagens alusivas aos 63º. Aniversário de emancipação política os responsáveis pela magnitude do desfile, a Secretaria Educação do Município, através de sua Secretária, funcionários colaboradores desfilam para as autoridades presente.

E como todo aniversariante faz jus a presentes. O presente que Baixio e sua população recebe no dia de seu aniversário são dois veículos, um que ficará a serviço da educação o qual será de extrema importância para agilidade e mobilidade dos serviços educacionais, Outro, uma ambulância, utilitário de grande importância para saúde que trará mais agilidade e mais qualidade nos deslocamentos necessários, como também para serviço de urgência. O senhor prefeito entrega esses dois veículos a toda população baixiense.

Parabéns Baixio! Obrigada Prefeito José Humberto Moura Ramalho, pelos seus zelos, carinho e cuidado para com seu povo e seu município.

Cerimonial e Texto: Maria da Conceição Moreira