NOTÍCIAS

24-AUG-2021

Busca Ativa Escolar - Secretaria Municipal Reunida com os "Parceiros da Educação".

#EDUCAÇÃO 24 DE AGOSTO DE 2021

Questões como evasão escolar, evidências de maus tratos, saúde mental abalada ou dependência química demandam recursos que a escola pode não dispor principalmente nesse momento de pandemia onde a evasão é uma das principais preocupações dos gestores: e sempre que os pais ou responsáveis não se certificam de que a criança está devidamente matriculada e cumprindo adequadamente sua rotina escolar.

A Secretaria de Educação de Baixio estará dando início a semana do Busca Ativa Escolar.

Para traçar estratégias a Coordenadora do Programa Salete Silva convidou a Assistente Social Karla Isabel, diretores, coordenadores das escolas municipais, articuladores do SELO UNICEF e secretaria de comunicação para se unirem em parceria com o Conselho Tutelar que dentre as funções do órgão está a verificação do aproveitamento escolar a fim de determinar aos pais ou ao responsável as medidas para solucionar os problemas que estejam atrapalhando o desempenho e exigir a matrícula de alunos com base em decisões judiciais.

Essa parceria, inclusive, está prevista em lei. O artigo 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) confere aos dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Educação Infantil o dever de comunicar ao conselho tutelar os casos de faltas frequentes injustificadas, evasão escolar e repetência.

" A escola é a entidade que mais dispõe de ferramentas para localizar o aluno e trazê-lo de volta! É positivo que os conselheiros sejam convidados para discutir os casos com a equipe gestora e propor encaminhamentos. Quanto mais a escola buscar o órgão e exigir providências, mais sólida será a rede de proteção da criança e do adolescente", explica a secretária de Educação Ana Paula Farias.

Diálogo e boas práticas são o caminho para encontrar o equilíbrio da relação entre família, Conselho Tutelar e a escola. E definir o papel de cada instituição é essencial, assim como ter em mente que ambos têm uma missão em conjunto: assegurar que os direitos das crianças e adolescentes estão sendo garantidos e cumpridos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 26 dia(s)

Festa no CRAS Para os Coelhinhos da Páscoa do Programa Criança Feliz

O Evento aconteceu nesta quarta-feira (20/04) no CRAS, onde dezenas de crianças na faixa etária até 3 anos

#AssistênciaSocial Há 26 dia(s)

Retomada das Atividades Anuais do Grupo de Adolescentes de Baixio do SCFV

Foi realizado o acolhimento com dinâmicas, distribuição de lanche e ovo da Páscoa para os adolescentes.

#AssistênciaSocial Há 26 dia(s)

Encontro do Grupo de Gestantes do PAIF no Centro de Referência de Assistência Social  - CRAS

O PAIF tem como propósito apoiar as famílias, contribuindo para a qualidade de vida e promovendo acesso a direitos

#MeioAmbiente Há 82 dia(s)

Assinatura da ordem de serviço para o início da obra da Central Municipal de Resíduos

Todas as novidades a respeito da Central Municipal de Resíduos e de outras atualizações e novidades (que diga-se de passagem, não são poucas)

#Desenvolvimento Há 100 dia(s)

Programa Sinalize - Assinatura da Ordem de Serviço Para Mais 10 mil m² de Pavimentação Asfáltica

O programa, permitirá que sejam implantados cerca de 10 mil m² de pavimentação asfáltica na cidade nesta segunda etapa. As intervenções iniciaram em breve.

#Cultura Há 112 dia(s)

Encerramento do curso de Artesanato de confecções de flores artificiais

O curso teve a duração de uma semana e atendeu o público de 45 mulheres com o apoio da Escola Estadual Monsenhor Horácio Teixeira na pessoa da diretora Vanda Medeiros

#Educação Há 116 dia(s)

Secretaria Municipal de Educação (SME) Promoveu a Jornada Pedagógica 2022

O ano letivo de 2022 nos espera, entretanto será necessário voltar o olhar para o percurso vivenciado no biênio 2020-2021

#baixio Há 134 dia(s)

Janeiro Branco - 5 dicas para cuidar da sua saúde mental.

A campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito